7 dicas para abrir o próprio negócio e mudar de vida em 2018

por Patrícia Silveira

O final do ano é aquele momento em que paramos para refletir e pensar formas de melhorar no ano seguinte. Abrir o próprio negócio é uma das grandes aspirações dos brasileiros.

Mas para realizar esse sonho, é preciso muito além de dominar a produção da área em que se quer atuar. Por exemplo, se você tem dotes culinários incríveis voltados para confeitaria, não pode se limitar apenas a essa função. Precisa aprender a como administrar sua empresa, a como vender e usar o marketing a seu favor.

Viu? São muitas as preocupações para o empreendedor. Assim, o melhor a se fazer e organizar e planejar cada detalhe antes de investir seu dinheiro.
Para ajudá-lo nesta missão, a Brasil Mais Doce selecionou as 7 melhores dicas para empreender com sucesso em 2018. Confira:

1 – Faça algo que você goste e está relacionado às suas competências
Gostar do que faz já é um grande passo para o sucesso do seu negócio, pois serão muitos problemas a serem resolvidos, mas se você está de bem com sua empresa e motivado a fazer dar certo, fica mais fácil encontrar soluções.

2 – Mantenha os pés no chão e avalie se sua ideia é realmente viável
Não basta apenas ter uma ideia que consideramos ser uma possibilidade de negócio. Muitas empresas abrem e logo fecham as portas por não estudarem a viabilidade do negócio. Já pensou no prejuízo que isto representa? Diante disso, é fundamental estudar o mercado de atuação, como os concorrentes estão se saindo, como as empresas mais antigas no segmento trabalham, etc. Muitos empreendedores optam pelo modelo de franquia, que já oferece esse estudo.

3 – Busque conhecimento, sempre!
Leia e estudo muito. Essas práticas são fundamentais para a abertura, sobrevivência e sucesso do seu negócio. Faça cursos sobre sua área de atuação, empreendedorismo e gestão, busque atualizações e ajuda de instituições, como o Sebrae. Com mais informações a possibilidade de empreender se torna mais clara e o medo do fracasso diminui.

4 – Se prepare financeiramente
Faça um levantamento do valor de todo o investimento que será necessário para a abertura do negócio. Pense em sua remuneração, mas não se empolgue. Lembre-se que os primeiros anos de vida de uma empresa são os mais sensíveis. Mesmo com a empresa apresentando lucros, faça uma reserva consciente para se prevenir de problemas futuros, como por exemplo, a queda do segmento no mercado.

5 – Identifique e fortaleça seu diferencial
Ao planejar seu negócio, um ponto muito importante a ser levado em conta é como o seu serviço ou produto irá se diferenciar no mercado. Este será o ponto que irá fazer o seu negócio se destacar dos demais e conquistar uma boa fatia do mercado.

6 – Cuidado na escolha do sócio
Este é um tema muito importante ao abrir um negócio. Além de avaliar as potencialidades do sócio, é fundamentar deixar claro e registrado a função dele na empresa, bem como grau de poder de decisão em situações mais delicadas. E atenção, a escolha de pessoas conhecidas e próximas nem sempre pode ser a melhor opção.

7 – Acredite em si mesmo e assuma o medo de errar
Trabalhe sua autoestima para ter sucesso em seu negócio. Você precisa ser o primeiro a acreditar que a empresa dará certo e transferir esse sentimento para os demais envolvidos.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais

Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.