Você sabe usar a fôrma correta?

por Patrícia Silveira

PLANILHA BMD 01

Quem vê aqueles doces e bolos lindos em uma festa ou evento não imagina o que está por trás de cada produção. São muitos detalhes, habilidades no momento do preparo, o famoso ‘pulo do gato’ e, claro, escolhas muito importantes, como a fôrma a ser utilizada em cada produção.

A Cake Designer Patrícia Silveira, da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, faz uma lista das principais fôrmas e suas utilidades:

1 – Bolo
Fôrmas com abertura na lateral ou fundo removível têm a vantagem de permitir que o bolo desenforme mais facilmente. As fôrmas de silicone também funcionam bem, porém, lembre-se de coloca-las dentro de um tabuleiro antes de enchê-las de massa porque, senão, elas poderão balançar e entornar massa.

Gosto das fôrmas tradicionais, de alumínio, com fundo falso. Se você estiver em dúvida sobre diâmetro de fôrma para começar, as de 20cm / 25cm / 30cm são as mais utilizadas.

2- Torta
Se você pretende trabalhar com tortas, pode adquirir uma fôrma de torta – ela pode ser de metal, cerâmica, e é muito parecida com as fôrmas para bolo, exceto que as bordas são inclinadas para fora.

Uma fôrma de 20 ou 22 cm atende bem à maioria das finalidades. As fôrmas de torta têm profundidades diferentes, são mais baixas. Recomendo que sua primeira aquisição seja uma “rasa”, com cerca de 3cm de profundidade. Com o passar do tempo, compre sua forma “funda”, com profundidade de 5cm.

3 – Cupcake
É necessária para colocar as forminha de papel, porque se elas forem colocadas num tabuleiro normal, a massa do bolo vai pressionar as pregas do papel e se espalhar, e você acabará obtendo panquecas em vez de cupcakes.

4 – Bem casados
Você pode utilizar fôrmas para rocambole para assar a massa (sua profundidade é extremamente pequena, cerca de 1,5cm de altura) e, após assada, utilizar cortadores para cortar o bem casado na medida e formato que desejar. Existe fôrma específica para bem casados. Você pinga a massa nos orifícios e leva ao forno para assar.

5 – Pão de mel
Você pode utilizar fôrmas para assar bolos e, após assada, utilizar cortadores para cortar o pão de mel na medida e formato que desejar. Existe fôrma específica o pão de mel. Você despeja a quantidade de massa necessária (não mais que metade de cada forminha) e leva ao forno para assar.

6 – Rocambole, bolo de rolo e roll cake
São específicas para este fim, sua profundidade é extremamente pequena, cerca de 1,5cm de altura.

7 – Macarons
Não existe fôrma para macaron, mas é necessário adquirir um tapete de silicone para que o macaron não grude após assado. Existe um tapete próprio para macaron. Você pinga a massa nos orifícios e leva ao forno para assar.

8 – Biscoitos decorados
Não existe fôrma para biscoitos decorados, mas normalmente são utilizadas as formas para assar rocambole por serem baixas. É necessário adquirir cortadores para cortar o biscoito no formato desejado.

Com as fôrmas corretas seu trabalho também irá encantar para além do sabor, mas pelo visual incrível.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais

Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.