Principais itens para montar uma cozinha para confeitaria

por Patrícia Silveira

Quem disse que para começar a trabalhar com confeitaria e produção de doces é necessário ter aquelas cozinhas equipadas que aparecem na TV? Você pode iniciar com o que tem em sua cozinha e ir adquirindo o material à medida que for precisando dela. Sempre falo aos alunos: comprem o material (forma, moldes, bicos etc.) conforme a necessidade e uso para cada encomenda.

Com o tempo terá uma gama de utensílios. Você terá um lucro menor no início, mas não fará dívida. Destacarei alguns itens fundamentais para dar início aos trabalhos.

⦁ Tigela
Do tipo que preferir. As de cerâmica conservam os ingredientes frios: portanto, são boas para fazer tortas. A minha tigela é de plástico.

⦁ Peneira
É necessária para retirar os grumos dos ingredientes secos (farinha, açúcar de confeiteiro…). Também serve para adicionar ar à mistura, garantindo, assim, bolos mais leves e fofos.

⦁ Batedeira
No começo pode usar um modelo simples, o mais barato possível. Mas depois de algum tempo, com o aumento da produção o motor pode queimar. Obviamente quanto mais cara a batedeira, mais funções e acessórios ela terá. Assim que puder, compre uma batedeira planetária. Ela aumentará sua produção, uma vez que consegue bater uma quantidade maior de massa e faz a massa ter um ganho a mais de volume.

⦁ Espátulas de silicone
Esse utensílio é tão incrível para raspar sua tigela que você, provavelmente, vai obter massa para mais uma metade extra de bolo. Exageros à parte, mas realmente é um utensílio fabuloso para raspar a tigela e para não deixar o doce grudar na panela quando estive indo ao fogo. Quanto a ser de silicone, é utilizado por ser mais higiênica.

⦁ Grade para resfriamento
Ao retirar o bolo do forno é preciso colocá-lo sobre de uma grade. Este procedimento faz com que o ar quente evaporar do bolo recém assado, para que o bolo não continue a cozinhar em seu próprio vapor. Você pode utilizar a grade do próprio fogão.

⦁ Medidores de colher e de xícara e balança digital
Cozinhar é uma arte e assar bolos uma ciência. Ocorrem reações químicas durante o preparo de bolos e doces. Portanto, mudanças na proporção das substâncias alteram o resultado esperado. A precisão é de extrema importância na confecção de bolos e doces. Sendo assim, o uso de medidores de xícara e colheres, ou de preferência balanças digitais, é fundamental. As balanças digitais não são tão caras, não deixe que a palavra “digital” o (a) assuste.

⦁ Pote hermético
Acredite, sempre sobra um pouco de recheio ou cobertura. Se você deseja que seu produto se mantenha fresco deverá colocar o que restou de recheio ou cobertura em potes que fecham hermeticamente para continuar fresco e saboroso por mais tempo.

⦁ Rolo para abrir pasta americana e estecas
Se pretende trabalhar com pasta americana deverá adquirir um rolo para abrir a pasta americana e um conjunto de estecas. Quanto mais pesado for o rolo, com maior facilidade abrirá a massa. Existe um conjunto de estecas básico, com oito peças, de diversas marcas (Mago, Celebrate) que atendem perfeitamente.

⦁ Kit para confeitar
Se você pretende se dedicar ao mundo da confeitaria deverá adquirir um pequeno kit para iniciantes. Há muitos no mercado, todos contendo uma seleção de bicos de formatos diferentes, alguns sacos de confeitar e às vezes até manual de instrução. Sugiro comprar os bicos separadamente, assim, poderá escolher bicos que realmente irá utilizar.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais

Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.