Confira 7 ideias para trabalhar autônomo e ter sucesso na carreira

por Patrícia Silveira

Você já deve ter reparado como as formas de trabalho mudaram nos últimos tempos. Em nossa realidade não existe apenas a opção de um emprego formal, com carteira assinada: é possível trabalhar por conta própria e mesmo assim construir uma carreira de sucesso. É por isso que, para te inspirar, no post de hoje vamos dar algumas ideias para trabalhar autônomo!

É claro que existem desafios no mercado para esses profissionais, até por ser um caminho um tanto quanto novo. No entanto, esse modelo de trabalho vem alcançando um grande crescimento e se expandindo cada vez mais.

Atuar de forma autônoma, ainda, traz diferentes benefícios, como a flexibilidade, a mobilidade e até a satisfação pessoal e profissional. Agora, sem mais delongas, vamos conhecer algumas opções para investir nesse modelo!

1. Fotógrafo
Existem muitas opções para quem gosta de trabalhar com fotografia. Você pode, por exemplo, fazer fotos publicitárias, ser fotógrafo de eventos, ser criador de álbuns, montar o seu próprio estúdio ou mesmo vender os seus projetos na internet.
O Instagram, inclusive, pode abrir muitas portas para profissionais dessa área, já que é uma rede social tão popular e está se tornando, cada vez mais, um canal de negócios.

Assim, se você gosta de tirar e editar fotos, talvez essa seja uma boa alternativa para estudar e investir!

2. Professor particular
Essa é mais uma área muito ampla de possibilidades. Você pode dar aulas particulares daquelas matérias que achava mais fáceis ou nas quais se destacava na escola, ou mesmo aquelas que têm alguma relação com o seu curso superior.

Além disso, não precisa se restringir a quem quer melhorar as notas ou ser aprovado no colégio: se você tem um bom conhecimento de Letras e língua portuguesa, por exemplo, pode oferecer aulas voltadas para a redação do ENEM; Se já trabalhou com música e artes pode dar aulas de canto, instrumento, pintura e por aí vai.

As opções são muitas, como se pode perceber, o que torna essa uma alternativa viável para várias pessoas. Para facilitar ainda mais, vale lembrar que, com a ajuda da tecnologia, as aulas não precisam ser sempre presenciais: você pode oferecer seus serviços para alunos de diferentes partes do país!

3. Freelancer
Os freelancers oferecem seus serviços de forma independente, podendo contribuir para diferentes empresas e projetos ao mesmo tempo. Esse campo está aberto para diversas profissões e, muitas das vezes, não é necessário ter uma formação específica.

Se você escreve bem, por exemplo, pode se tornar um redator freelancer para a produção de conteúdos digitais. Além disso, serviços como design, publicidade, edição, fotografia e criação de roteiro, dentre vários outros, também são muito comuns e têm uma alta demanda nesse tipo de atuação.

Você pode fazer cursos voltados para a sua área de trabalho, para se aperfeiçoar e conquistar os seus clientes. Existem muitas opções on-line e gratuitas por aí, inclusive.

4. E-commerce
É comum as pessoas desanimarem quanto a montar um negócio físico de vendas, devido aos maiores custos e à complexidade que isso envolve. O e-comerce, por sua vez, traz muitas facilidades nesse sentido: você pode administrar as vendas dos seus produtos de qualquer lugar e encontra seu espaço de uma forma bem prática.

É possível, por exemplo, vender produtos de um fornecedor ou abrir sua lojinha virtual, usando uma plataforma. Pode ser uma boa opção para quem está começando, para ir se expandindo aos poucos.

5. Produtor de artesanato
Se você tem algum hobby ou habilidade artística, pode adaptá-los e transformá-los no seu negócio! São várias as opções, como a criação de bijuterias, pinturas, presentes e lembrancinhas, itens de decoração e muito mais.

Você pode personalizar os objetos para cada cliente, como uma maneira de conquistar o seu público. Além disso, existem muitas formas de venda, como montar sua lojinha virtual ou vender a partir das redes sociais. O Instagram, mais uma vez, oferece uma grande ajuda: você pode expôr fotos dos seus trabalhos e conquistar clientes de diferentes partes do país.

6. Youtuber
Essa é uma profissão relativamente nova, mas que está muito em alta. Se você gosta da ideia de trabalhar se comunicando diretamente com o público, pode ser uma ótima alternativa! O Youtube e os blogs contemplam os mais diferentes tipos de conteúdo, portanto você pode investir naqueles ligados à sua área ou aos seus assuntos de interesse.

O que a maioria desses trabalhadores fazem é aliar todas as suas redes sociais, como o Youtube, o blog e o Instagram. Assim, você expande ainda mais o seu alcance.

O retorno, tanto financeiro quanto do público, costuma levar um tempo para começar a aparecer nessa área. Muitas vezes, o pagamento vem de parcerias com marcas e empresas, ou da comercialização (direta ou indireta). Tenha consciência disso, pesquise e vá atrás!

7. Produtor de bolos e doces
Não poderíamos deixar de falar dessa profissão, que está em alta a tanto tempo. O seu leque de possibilidades é bastante diversificado: você pode optar pelos tradicionais bolos e docinhos de festa ou acompanhar as tendências e oferecer produtos diferenciados, como alimentos gourmet ou culinária fitness ou ainda a gastronomia vegana.

Quanto mais diversificado e personalizado for o seu trabalho, mais você poderá expandir o seu alcance. As redes sociais ajudam bastante também: que tal postar as fotos das suas lindas criações e até mostrar para o público um pouco do processo de produção? Esse tipo de conteúdo conquista muitas pessoas!

Há, ainda, possibilidades de oferecer os seus serviços em diferentes ocasiões. Adapte seu cardápio para festas, reuniões e outros eventos!

Como é possível perceber, existem muitas alternativas para se investir no mercado autônomo. Para uma maior garantia de sucesso, no entanto, é importante se preparar antes de começar.

Organizar-se financeiramente, saber calcular preços, pensar nos materiais e se planejar são algumas ações a serem tomadas. Além disso, se especializar, por meio de cursos técnicos e profissionalizantes, por exemplo, é uma atitude que faz toda a diferença, pois intensifica seus conhecimentos e capacidades seja qual for o trabalho escolhido.

Esperamos que tenha gostado! Qual das nossas ideias para trabalhar autônomo foi a sua preferida? Está pensando em colocá-la em prática? Conte-nos nos comentários!

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais

Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.