Aprenda os 8 melhores Pulos do Gato na confeitaria

por Patrícia Silveira

Sabe aqueles segredinhos que algumas confeiteiras guardam só para elas e que fazem uma grande diferença nas preparações? Hoje vamos revelar os oito melhores pulos do gato na confeitaria. Nos acompanhe até o final do texto e aperfeiçoe sua forma de preparar bolos e derivados.

1 – Fique atento a temperatura dos ingredientes
Para bolos e derivados, os ovos, a manteiga e o leite devem estar em temperatura ambiente. Retire esses ingredientes da geladeira cerca de uma hora antes do início do preparo. Para fazer tortas e determinados doces, tudo deve estar o mais frio possível – os ingredientes, a tigela e até mesmo as mãos.

2 – Cheiro de ovo nunca mais
Siga este Pulo do Gato e deixe seu bolo sem aquele cheirinho de ovo. Separe a gema e a clara em recipientes diferentes. Acrescente uma colher (de chá) de água nas gemas e mexa delicadamente. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e continue batendo por mais cinco minutos. Aí é só acrescentar os outros ingredientes, conforme a receita!

3 – Cuidado ao pesar os ingredientes
Peneire os ingredientes antes de pesá-los. Caso algum ingrediente esteja encaroçado, desmanche com auxílio de uma colher antes de medir.

4 – Guardar o fermento na geladeira, pode?
Nunca guarde fermento na geladeira, pois a umidade e a baixa temperatura diminuem o tempo de validade do produto. Fiquem atentos!

5 – Quer mais cremosidade?
Se ligue neste Pulo do Gato e faça ganache e brigadeiro gourmet mais cremosos. Na hora de comprar o creme de leite, verifique na parte inferior da caixinha o índice de gordura. O ideal é utilizar o creme de leite com 20% de gordura, para deixar sua receita mais cremosa. Fique atento, a maioria dos produtos possui nível com 17%.

6 – Vai utilizar alimentos congelados?
Os alimentos devem ser descongelados de forma lenta, na parte de baixo da geladeira. Depois podem ser colocados em temperatura ambiente.

7 – Antes de tudo, leia!
Leia toda a receita! Antes de começar a fazer um bolo, antes mesmo de quebrar um único ovo, leia a receita completa. Verifique os ingredientes, equipamentos necessários e a temperatura informada para o forno.

8 – Tempo certo para abrir o forno
Não erre mais e tenha um bolo fofo, bonito e bem assado. Não abra o forno antes de 25 minutos, pois o ar frio de fora irá interferir no processo de crescimento e seu bolo pode ficar solado.

Gostou das dicas? Conte para a gente também qual o seu Pulo no Gato na cozinha. Na Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, os alunos aprendem na prática todas as fases de preparação, bem como todas as dicas para produzirem com perfeição.

Patrícia Silveira

Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.

Leia mais artigos do Blog 
Fale conosco
Siga nas Redes Sociais

Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.